quinta-feira, 31 de março de 2011

Santa Cruz se agiganta e vence o São Paulo mesmo com expulsão



Gol contra de Rodrigo Souto (à direita, número 18) definiu vitória na raça do Santa Cruz
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Em confronto de Davi contra Golias, a brava equipe do Santa Cruz derrotou o gigante São Paulo por 1 a 0 no Arruda, pela Copa do Brasil. A valentia e competência dos tricolores foi recompensada com um gol contra do volante são-paulino Rodrigo Souto, em jogada de Gilberto, aos 34 minutos do primeiro tempo, tento que definiu a partida. Após a expulsão do zagueiro Leandro Souza aos 24 da etapa complementar, a vitória coral foi assegurada com forte retranca, marcação implacável e uma atuação inspirada do goleiro Tiago Cardoso.
Desde o início, o Tricolor do Arruda se mostrou bastante organizado em sua proposta de jogo. No esquema montado pelo técnico Zé Teodoro, sem a bola, todos jogadores na marcação; com a bola, a ordem era ir para o ataque.
Renatinho, Wesley e Natan apareceram bastante para o jogo, articulando a equipe, e Gilberto e Landu se esforçavam no ataque. Éverton Senna, opção devido à lesão de Memo, foi impecável na marcação individual a Lucas, recentemente convocado para a seleção brasileira.

Nos primeiros dez minutos, o Santa teve alguns escanteios e faltas próximas à área para cobrar. Mas foi o São Paulo foi quem primeiro chegou perto do gol. Após Leandro Souza travar remate de Dagoberto, Rivaldo soltou a bomba e Tiago Cardoso fez grande defesa, aos seis minutos.

Centro das atenções, Rivaldo entrou como titular, mas pouco produziuFoto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

O atacante Gilberto pediu um pênalti aos 19 minutos, ao ser empurrado por Miranda na área. O árbitro entendeu que não houve infração.

Do lado do São Paulo, Dagoberto era o mais perigoso. Com muita velocidade, estava para deixar Fernandinho na cara do gol, mas foi travado por Jeovânio.
O goleiro Rogério Ceni participava com frequência do jogo ao segurar bolas que haviam sido lançadas para a área. O primeiro chute com mais perigo do Santa Cruz veio com Gilberto, aos 25 minutos. Ceni estava lá para defender o remate cruzado. Pouco depois, o confronto entre os dois jogadores se repetiu. Gilberto cabeceou no centro e Rogério segurou sem dificuldade.
Dagoberto voltou a aparecer e obrigou Tiago Cardoso a fazer ótima defesa em um chute cruzado vindo da esquerda da área, aos 27.

Dagoberto foi o destaque do São Paulo na partida, mas não evitou a derrota
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Mesmo sem eficiência na finalização, a presença ofensiva do Santa Cruz se converteu em gol aos 34 minutos. O atacante Gilberto, nem de longe parecendo aquele que quase deixou o clube há dois dias, passou por dois adversários na ponta esquerda e cruzou; o volante Rodrigo Souto colocou para dentro das próprias redes, para a alegria coral.

Foto: Arnaldo Carvalo/JC Imagem
A chance do empate aconteceu aos 44 minutos. Após cruzamento da direita, Dagoberto deu um lindo peixinho e mandou para as redes, mas não valeu. Ele estava em impedimento.
SUPERAÇÃO NA ETAPA FINAL
No segundo tempo, o São Paulo melhorou com a entrada de Carlinhos Paraíba no meio de campo. Com o jogador, que já vestiu a camisa do Santa Cruz, a equipe paulista ganhou volume de jogo e jogadores que pouco produziram no primeiro tempo, como Lucas, cresceram de produção.
Aos 2 minutos, Fernandinho cruzou da esquerda, Rivaldo tentou ajeitar e Dagoberto bateu de primeira, no ar, meio desequilibrado. Tiago Cardoso defendeu. Aos sete, o mesmo atacante entortou um defensor e soltou o disparo. Novamente o goleiro coral segurou. Aos 10, Lucas, num dos raros momentos em que se livrou da marcação de Everton Sena, cruzou da direita e a bola atravessou toda a área coral, com Dagoberto chegando um pouco depois.
A pressão são-paulina durou 15 minutos. Só então o Santa Cruz respirou e começou a tentar o segundo gol. Natan e Renatinho fizeram ótima jogada pela ponta esquerda, costuraram a defesa dão-paulina, mas Natan pecou por não chutar, e Rogério Ceni terminou ficando com a bola.

Pouco depois, em jogada coletiva passando por Gilberto, Landu e Natan, este último mandou um chute em cima da defesa do São Paulo. Na volta, Cléber Goiano chutou por cima.
Veja mais fotos da partida

Mas aos 25 minutos o panorama do jogo mudou radicalmente com a expulsão do zagueiro Leandro Souza, do Santa Cruz, que tomou o segundo cartão amarelo, em falta sobre Fernandinho.
Com um a menos, os corais se fecharam completamente. O volante Marcus Vinícius e zagueiro André Oliveira entram imediatamente nas vagas do meia Natan e do atacante Landu.
Daí em diante, o São Paulo teve um grande domínio na posse de bola e buscou o ataque de várias maneiras. Contudo, a equipe não conseguia vencer a retranca pernambucana e começou a dar sinais de nervosismo.


Santa Cruz passou metade do segundo tempo retrancado, após Leandro Souza ser expulso
Foto: Manuela Priori/Especial para o Blog do Torcedor

O tempo foi passando, e o Santa Cruz foi segurando o placar, com seguras interveções de Tiago Cardoso em alguns momentos.
No final, os tricolores do Recife comemoraram essa grande vitória, que permite que o time se classifique com um empate no jogo de volta, no Morumbi, ou com uma derrota por um gol de diferença, desde que balançe as redes do São Paulo. O jogo será na próxima quarta-feira (6), às 21h50.

Torcida do Santa Cruz, que compareceu em peso, comemorou muito a vitória (Veja vídeo)
Foto: Guga Matos/JC Imagem

FICHA DO JOGO
Tiago Cardoso; Cléber Goiano, Leandro Souza, Thiago Matias e Renatinho; Jeovânio, Éverton Sena, Weslley e Natan (André Oliveira); Landu (Marcus Vinícius) e Gilberto (Laécio).
Rogério Ceni; Rhodolfo, Miranda, Alex Silva e Juan (Carlinhos Paraíba); Jean, Rodrigo Souto (Marlos), Lucas e Rivaldo (Ilsinho); Fernandinho e Dagoberto. Técnico:Paulo César Carpegiani.
Local: Arruda. Árbitro: Marielson Alves Silva (BA). Assistentes: Raimundo Carneiro de Oliveira e José Dias da Hora (BA). Gol: Rodrigo Souto (contra), aos 34 minutos do primeiro tempo. Cartões amarelos: Leandro Souza e Weslley (SC); Fernandinho e Rogério Ceni (SP). Público: 46.681. Renda: R$ 943.070
VEJA COMO FOI A COBERTURA LANCE A LANCE