domingo, 27 de março de 2011

Corinthians aposta em tabu contra o Tricolor, que pode ter 100º gol de Ceni

Vitória do Timão recoloca a equipe na ponta do Paulistão e mantém freguesia que já dura quatro anos. Mas São Paulo acredita que desta vez, jejum acaba

Por Julyana Travaglia e Marcelo Prado São Paulo
Sem dúvida, o jogo mais esperado do Campeonato Paulista até o momento. Não só pela ferrenha rivalidade que ultrapassa os gramados e chega aos bastidores, como também pela posição que Corinthians e São Paulo ocupam no Majestoso. O Timão não sabe o que é perder para o rival desde 2007 e quer mantém a freguesia para recuperar a liderança do estadual, que hoje está em poder do Palmeiras. Do lado são-paulino, a esperança da torcida de acabar com o jejum perante seu principal adversário tem nome e sobrenome: Rogério Ceni que, se marcar um gol neste domingo, chegará ao histórico centésimo tento de sua carreira.
montagem Rogerio Ceni São Paulo Julio Cesar Corinthians (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Rogério Ceni calibrou a pontaria durante a semana para tentar marcar o seu centésimo gol, feito que o corintiano Julio Cesar tentará evitar a qualquer custo  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Duelos para apimentar o clássico que será disputado na Arena Barueri não faltam. Além da disputa entre os goleiros, o ataque do Tricolor, o segundo mais positivo do estadual, com 31 gols, tentará passar pela ótima defesa do Timão, que foi vazada apenas oito vezes em 15 partidas disputadas. Do lado contrário, os alvinegros apostam na estrela do atacante Liedson. Para segurá-lo, os são-paulinos confiam em Rhodolfo que, desde que foi contratado, não sabe o que é perder. No banco de reservas, dois representantes da escola gaúcha, uma das mais vencedoras do futebol brasileiro: Paulo César Carpegiani e Tite.
Com tantos aperitivos, a expectativa é de uma grande partida a partir das 16h. O duelo será transmitido pela TV Globo para os estados de SP, SP, MS, MT e TO. Para o restante do país, a alternativa é o canal Premiére, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.

header o que esta em jogo

São Paulo:  após a derrota para o Paulista de Jundiaí, na última quarta-feira, por 3 a 2, o time perdeu não só a liderança como a chance de garantir sua classificação às quartas de final do Campeonato Paulista. A vaga, no entanto, veio no último sábado, mesmo sem o time entrar em campo. Isso porque o São Caetano perdeu para o Santo André por 1 a 0, resultado que deixou a Portuguesa na nona colocação, com 22 pontos, nove a menos que o Tricolor. Mesmo que a Lusa ganhe as suas últimas três partidas e a equipe do Morumbi perca todas, o São Paulo ainda se garantiria porque ficaria com uma vitória a mais. Com um triunfo, o time subirá para a vice-liderança, com um ponto de desvantagem para o Palmeiras.
Corinthians: para o Timão, vale a manutenção da liderança do Campeonato Paulista. O Corinthians, que viu o São Paulo ser líder durante três rodadas consecutivas, tomou a ponta na última quarta-feira, após bater o Oeste por 3 a 0 e ver o rival perder.


header as escalações 2
São Paulo:  ao contrário do que normalmente faz, Paulo César Carpegiani resolveu adotar o mistério. Em relação ao time, a dúvida está entre Ilsinho e Casemiro, com maiores chances para o primeiro. O escolhido determinará o esquema tático a ser adotado. Caso o primeiro vença a disputa, o time jogará no 3-5-2. Se a opção for pelo segundo, a equipe atuará no 4-4-2. Em relação ao último jogo, Rhodolfo volta após se recuperar de lesão no joelho, mas Juan será desfalque na lateral-esquerda, já que tomou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Ele será substituído por Junior Cesar que, após sete meses, voltará a jogar como titular. No ano passado, o camisa 6 havia sofrido grave lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo. Lucas, na Seleção Brasileira, dará mais uma vez o seu lugar a Marlos. A equipe deverá atuar com: Rogério Ceni; Rhodolfo, Alex Silva e Miranda; Ilsinho, Jean, Carlinhos Paraíba, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandinho.
Corinthians: sem problemas de suspensão ou lesões, Tite deve manter a equipe que superou o Oeste na última rodada. Assim, o Timão deve entrar em campo com: Julio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Morais e Jorge Henrique; Dentinho e Liedson.
header fique de olho 2
São Paulo:  depois de deixar a sua marca no clássico contra o Palmeiras, o atacante Fernandinho quer repetir a dose contra mais um rival. Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda que o afastou dos gramados por quatro jogos, o camisa 12 não teve boa atuação na derrota para o Paulista, quando perdeu três grandes oportunidades de gol. Por isso, o jogador encara o Majestoso como a chance de dar a volta por cima.
Corinthians: em grande fase, Liedson enfrentará o São Paulo pela terceira vez com a camisa do Corinthians. Na decisão do estadual de 2003, ele comandou o Timão e marcou um dos gols da vitória por 3 a 2, resultado que deu o título ao time de Parque São Jorge. O tempo passou, mas o faro de gol continua apurado. Desde que foi recontratado junto ao Sporting (POR), Liedson disputou nove jogos e marcou dez gols.

header o que eles disseram
Jean, meio-campista do São Paulo: 'É um incômodo que permanece, não tem jeito. Participei de todos os jogos. Não vejo a hora de isso acabar. Cada um aqui tem sua consciência de saber o que representaria uma vitória e a quebra do tabu e o que representaria uma nova derrota.'
Tite, técnico do Corinthians: “Não existe favoritismo em clássicos. Nosso objetivo é consolidar a equipe, que é nova. Esses dados de quem está na frente ou não, não me importam. Até o jogo anterior, o São Paulo era o líder”.
header números e curiosidades
* Levando em consideração apenas os jogos válidos pelo Campeonato Paulista, o Corinthians leva vantagem na história dos duelos contra o São Paulo. Em 159 partidas disputadas, o Timão venceu 57, perdeu 51 e ainda ocorreram outros 51 empates.
* A maior goleada registrada nesse confronto é a favor do Timão e foi registrada no dia 10 de março de 1996 e terminou com uma goleada alvinegra, que atropelou o rival por 5 a 0, gols marcados por Edmundo (2), Henrique, Róbson e Souza.
* Caso não perca do rival do Morumbi neste domingo, o Corinthians igualará sua maior invencibilidade na história do Majestoso. Entre agosto de 1976 e julho de 1980, a equipe de Parque São Jorge ficou 12 jogos sem perder do Tricolor. Nesse período, foram oito vitórias alvinegras e quatro empates.
* A  última vez em que as equipes se enfrentaram fora da capital, como ocorrerá na tarde deste domingo, o São Paulo saiu vencedor de campo. Foi no dia 7 de maio de 2006 e o Tricolor venceu por 3 a 1, gols de Souza, Alex Dias e Lenilson, com Neymar descontando para o Corinthians.
* Os dois times têm bom desempenho atuando na Arena Barueri, palco do clássico. O Tricolor já atuou por lá em nove oportunidades e tem seis vitórias e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 66,6% dos pontos conquistados. Já o Timão atuou por sete vezes e somou três vitórias, três empates e apenas uma derrota, aproveitamento de 57,1% dos pontos.

header último confronto v2
 No Campeonato Paulista do ano passado, Corinthians e São Paulo fizeram um clássico eletrizante no estádio do Pacaembu. Com o Fenômeno Ronaldo em campo, o Timão começou melhor e abriu 2 a 0, gols marcados por Elias e pelo ex-tricolor Danilo. Ainda na primeira etapa, Jean diminuiu a vantagem rival. No início do segundo tempo, o Timão fez 3 a 1, com gol de falta de Roberto Carlos, que contou com a ajuda de Rogério Ceni, que falhou no lance. O jogo parecia definido. Mas o Tricolor, guerreiro, foi buscar o empate, com dois gols do volante Rodrigo Souto. A tarde, no entanto, era alvinegra e, aos 48min do segundo tempo, após chute de Iarley, Alex Silva marcou contra e decretou a vitória corintiana. (Reveja ao lado os melhores momentos dessa partida).