quinta-feira, 24 de março de 2011

Santa Cruz vence América com gol no fim e mantém a liderança

Do NE10
por Wladmir Paulino
Num jogo equilibrado e bem disputado, o Santa Cruz manteve a liderança do Campeonato Pernambucano com uma vitória por 2x1 sobre o América, nesta quarta-feira (23), pela 18ª rodada. O tricolor chegou aos 38 pontos, assim como o Náutico, mas leva vantagem no número de vitórias. Já o América parou nos 13 e vê a segunda divisão cada vez mais perto.
Somente a partir dos 20 minutos, o tricolor conseguiu quebrar um pouco a maior posse de bola dos americanos. Mesmo assim sentiu dificuldade para atuar porque seus laterais se apresentavam pouco para o jogo, principalmente Renatinho, pelo lado esquerdo. As melhores opções eram sempre com Weslley pelo meio. Mas como o setor estava congestionado ficou difícil concluir alguma jogada.

O "descongestionamento" surgiu apenas aos 33 minutos. O camisa 8 lançou bem Gilberto. O artilheiro coral girou rápido e, na tentativa de driblar Ibson, o goleiro o derrubou. Pênalti sem qualquer discussão. O próprio Gilberto foi para a cobrança e mandou forte, no canto alto. O gol corroborou o melhor futebol dos corais e Nattan poderia ter ampliado aos 38 e 43 em duas jogadas aéreas, fundamento em que o América falhou bastante.

O Santa Cruz voltou para o segundo tempo bem disposto a ampliar sua vantagem. Logo no primeiro minuto, Nattan arrancou pelo meio e lançou Gilberto. Desta vez, Ibson saiu mais rápido do gol e conseguiu cortar na base do chutão. Mas o América não se abateu e manteve a postura ofensiva. O jogo ganhou em dinâmica e qualquer uma das equipes poderia marcar.

Quem marcou foi o América, justamente na jogada em que seu sistema defensivo mais apresentava problema, a bola alta. Aos nove minutos Roma bateu falta na área e Flávio Barros tocou de leve com a cabeça para a bola terminar no canto esquerdo de Thiago Cardoso.

O gol deu fôlego novo ao América, que voltou a acreditar na vitória. E o atacante Flávio Barros perdeu duas chances de ouro de se consagrar. Aos 12, ele chutou raspando a trave esquerda. Sete minutos depois, um lance ainda mais claro. Alexandre Oliveira fez boa jogada pela esquerda e, da linha de fundo, rolou para o camisa 9. Apenas com o goleiro à sua frente, Flávio mandou para fora.

Nem os dois sustos fizeram o Santa mudar para melhor. Landú, que sempre puxa boas jogadas pelas pontas, foi anulado, o que também prejudicou Gilberto. As únicas válvulas de escape eram jogadas individuais ou as bolas paradas. Numa delas, Mário Lúcio avançou pela direita e cruzou na medida para Gilberto, aos 35. O atacante cabeceou e Ibson tirou com o pé, mas a bola já havia ultrapassado a linha fatal.

Assim, o gol de desempate demoraria mais cinco minutos. Mário Lúcio bateu falta da esquerda e Thiago Matias subiu mais que todo mundo para fazer 2x1 e manter a liderança nas mãos dos corais.

Ficha do jogo:

América: Ibson; Roma (Juninho Potiguar), Negretti, David e Edmílson; Leo, Alexandre Oliveira, Janderson e Branquinho (Jonatan); Flávio Barros (Silvano) e França. Técnico: Paulo Júnior.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Cléber Goiano, Leandro Souza (André Oliveira), Thiago Matias e Renatinho; Jeovânio, Memo, Weslley e Natan (Mário Lúcio); Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Ademir Cunha. Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes: Pedro Wanderley e Elan Vieira. Gols: Gilberto, aos 33 do primeiro tempo. Flávio Barros, aos nove; Thiago Matias, aos 40 do segundo. Cartões amarelos: Ibson, Roma, Leo e Negretti.